sábado, 16 de outubro de 2010

Juvenil 47– Ficar é de Deus?

Texto-biblico: I Tessalonicenses 5:22 “ Abstende-vos de toda a aparência do mal. ”

Alvo: Ensinar aos juvenis que ficar não é de Deus.

Palavra Radical

O que é ficar?

Ficar, segundo o que os jovens definem é “passar tempo com alguém, sem qualquer compromisso. Pode, ou não, incluir intimidades, tais como: beijos, abraços e mesmo, relações sexuais." Infelizmente, quando alguém fala sobre "a corte", torna-se, muitas vezes, alvo de piada e gozação, por parte dos colegas. Isso é um resultado (da distorção dos valores morais que vem sendo feita, principalmente pelos meios de comunicação). Os adolescentes e jovens sofrem a influência da mídia que apregoa a sensualidade e a liberação dos impulsos, sem censuras como forma de atuação prazerosa e mais autêntica, mais satisfatória. Tal comportamento leva à promiscuidade sexual, com suas tristes conseqüências.

Quando a pratica do ficar teve inicio?

Na década de 60 (no Brasil, a partir de 70/80), começou uma revolução sexual na Europa, enfatizando que homens e mulheres podiam desfrutar de direitos iguais, inclusive no "sexo livre". O que importava era a satisfação pessoal; a sensação do momento, sem a necessidade de qualquer ligação de sentimentos entre os parceiros. A queda, de lá para cá, foi vertiginosa e, assim, o compromisso sério foi sendo deixado de lado e houve grande adesão ao ficar. Os jovens são pressionados a abandonar hábitos conservadores e a adotar as práticas pecaminosas ditadas pela cultura social.

Conseqüências do ficar

Embora pareça legal “ficar", são inúmeras as desvantagens, especialmente para a menina. Entre elas, podemos mencionar o fato de que ela vai ficar mal vista, mal falada, vai estar sujeita a uma gravidez indesejada, enfim muitas são as tristezas. É importante que você, menina, se lembre de que não é um objeto descartável: usado agora, jogado fora depois. Infelizmente, muitos adolescentes por conta pressão e da gozação, tem seguido maus conselhos e entrado no embalo dos “amigos”. Os juvenis – tanto os meninos, como as meninas que querem levar Deus a sério em suas vidas, precisam observar, cuidadosamente, o que Ele diz em Sua Palavra. É óbvio que o "ficar" não deve ser uma prática para os juvenis.

A Palavra de Deus ensina

Quando o Senhor chamou o homem para junto de Si, deu-lhe um mandamento: "sede santos, como Eu sou" (1Pe 1.16)

A vida “santa” é a condição principal para a vitória diante do diabo e seus demônios. A santidade nos reveste com a armadura do Senhor, protegendo-nos do toque do maligno, de sua espada e dardos. Viver em santidade é morrer para o mundo, afastar-se do pecado e entronizar na vida o Senhor Jesus, obedecendo-O incondicionalmente até às últimas conseqüências. Nos últimos anos muitos conceitos foram mudados e entraram em choque com os princípios bíblicos e outros ainda serão reformulados. A juventude foi atingida em cheio, encontra-se vivendo em um mundo preparado para o pecado, no entanto devem ser santos. O apelo a pecar é muito forte e muitos falham, deixa-se levar. É impossível ser santo e continuar nas práticas comuns aos filhos das trevas! Se continuares a ter prazer em tais práticas, com certeza, o Senhor não tem prazer em tua vida! Ame o Senhor acima de todas as coisas!

Conclusão: Paulo cheio do Espírito Santo em 2Tm 2.22, aconselhou a Timóteo dizendo: "Foge das paixões da mocidade". É um conselho completo para você, de fácil entendimento: Foge do pecado! Foge! Evite as companhias que não edificam e o induzem ao pecado! Não freqüentes lugares, onde o Senhor não entraria! Não entre no embalo dos outros!

Seja fiel a Deus, ande na contra mão do mundo!

Compartilhando na célula: O que você pensa sobre ficar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário