sábado, 16 de outubro de 2010

Juvenis - Lição 8 - Sete passos para uma vida feliz

Texto bíblico: II Timóteo 3:14 – 17

Alvo: Ensinar que existem princípios estabelecidos por Deus para que vivamos uma vida feliz.
Quebra-gelo: O líder explica que a dinâmica é feita para o conhecimento de quem é quem no grupo, e se pretende fazer apresentação a dois, para isso se formam pares desconhecidos que durante uns minutos esses pares se entrevistem, após a entrevista feita pelos pares volta ao grupo, e nisso cada pessoal fará apresentação da pessoa que foi entrevistada, não podendo fazer a sua própria apresentação. Quem estiver sendo apresentado vai verificar se as informações a seu respeito estão corretas conforme foi passada na entrevista.
Moral: A um ditado que diz que a primeira impressão é a que fica muitas vezes fazemos pré- julgamento das pessoas sem conhecê-las. Quantas informações tivemos agora do nosso irmão que antes não sabíamos. Devemos nos relacionar em amor e aceitarmos uns aos outros.

Palavra radical Leia o texto e explique com suas próprias palavras
Existem sete princípios que devemos seguir para ter uma vida feliz. Princípios são ensinamentos básicos, verdades praticas que estão na Palavra de Deus e que devem se aplicados em todas as áreas da nossa vida: Familiar, escolar, espiritual, etc.

1° Principio: Caráter
É o conjunto das qualidades e os hábitos que cada um de nós tem.
Gálatas 5: 22, 23 fala sobre as características de um bom caráter.
Gálatas 5: 16-21 fala das características de um mal caráter.

2° Principio: Mordomia
Mordomia, ao contrario de que muitos pensam, não é viver numa “boa”, sem fazer nada, isto é um significado que o mundo dá. Na Bíblia o significado da palavra mordomia é administrar, cuidar com amor daquilo que Deus nos dá: roupas, brinquedos, livros, alimento, tempo, nosso corpo, natureza, família, estudo, etc.

3° Principio: Auto governo
É a capacidade que o homem tem de controlar o seu comportamento, as suas atitudes, em casa, na escola, em qualquer lugar que estiver, é o domínio próprio. Como podemos entender esse principio na nossa vida diária? Por exemplo, se não sei controlar minha língua, não levo desaforo para casa, e cada vez que alguém faz ou diz alguma coisa que eu não gosto, respondo da mesma maneira, corro o risco de levar uma surra. O mundo tem um principio comum bateu levou. O Senhor nos ensina outra coisa. “A palavra branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” Pv 15:1

4° Principio: Semear e colher
“Tudo que o homem semear isso também ceifará.” Gálatas 6:7b
Essa é a lei da causa e do efeito, ou seja, para toda ação há uma reação. É a lei da semeadura e da colheita. Tudo o que plantamos, certamente colheremos, na mesma proporção. De acordo com a semente será a nossa colheita.
Se desobedecermos, receberemos correção;
Se estudarmos, aprenderemos e tiraremos boas notas;
Se formos gentis e educados com os outros, eles também serão conosco
Simples tudo o que eu quero que façam a mim, vou fazer para os outros, pois vou amá-los como a mim mesmo.

5° Principio: União
Romanos 12: 5 – Pense um pouco. O que é mais fácil? Carregar um fogão sozinho ou dividir o peso com alguém? Assumir o trabalho sozinho ou dividi-lo com alguém. Juntos podemos transformar o mundo; juntos, podemos construir uma sociedade justa; juntos decretarmos a derrota de satanás no planeta terra; juntos somos proteção uns para os outros.

6° Principio: Individualidade
É a identidade de cada um. Deus criou todas as coisas com identidades distintas, Cada um é um. Identidade fala das características que são especificas de uma pessoa, de um ser ou de alguma coisa. Como podemos entender isso?
A bíblia diz que em um corpo existem vários membros e cada um deles tem uma função e o seu valor. Precisamos aprender, com isso que as pessoas são diferentes, algumas são mais rápidas outras mais lentas; umas aprendem mais rápido outras precisam de um pouco mais de tempo; umas falam mais, são mais sociáveis, outras mais caladas, tímidas.

7° Principio: Soberania
É o poder supremo, autoridade do soberano, qualidade ou estado do que é soberano. O principio da soberania nos ensina que: Deus é o Senhor sobre todas as coisas, Ele é o supremo soberano de todo o universo. Ele é o Criador de todas as coisas, em todo o Universo. Tudo existem porque Ele as fez e elas continuarão a existir enquanto Ele sustentar. Gênesis 14:22
Quando entregamos os nossos caminhos ao Senhor e confiamos nEle, podemos descansar que tudo mais Ele fará.
Se vivermos os princípios que hoje aprendemos teremos uma vida feliz e vitoriosa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário