sábado, 16 de outubro de 2010

Juvenis - Lição 2 - A igreja de Cristo

Texto bíblico: Efésios 2.20- 22; 2 Tessalonicenses 2. 13- 14
Alvo: O juvenil deverá entender o propósito principal da Igreja de Cristo na terra que é ser o corpo de Cristo.
Quebra- gelo:
Material:
Um pacote de espeto para churrasco.
Pegue todos os espetos e amarre bem firme. Forme um circulo com todos os participantes. Dê a oportunidade para cada um tentar quebrar os espetos de uma só vez. Depois de um espeto para cada pessoa e peça para ela quebrar.
Moral: Se permanecermos unidos como o feixe de espetos, ninguém conseguirá nos afastar do caminho do Senhor. Mas se nos separarmos uns dos outros, facilmente, encontraremos muitas dificuldades para servir a Deus e permanecermos na igreja. A Bíblia diz em Hebreus 10. 25 que não devemos deixar de congregar.

Palavra Radical
(Leia o texto e explique com suas próprias palavras)

O inicio da Igreja
A igreja é um projeto de Deus que foi concebido na mente dEle antes que o mundo fosse criado (Ap. 13.8). Mas o que realmente deu início a Igreja foi à morte de Cristo na cruz, pois Ele é a Pedra na qual a Igreja foi construída.
A Igreja está edificada em Jesus (Mateus 16.18). Ele veio ao mundo para confirmar a posição dos propósitos de Deus, servindo de alicerce, como na construção de um prédio. Ele é a pedra angular para edificação da igreja. A igreja é um organismo vivo do qual todos aqueles que creram desde a fundação do mundo, participarão e participam. Isso não significa que Deus separou apenas certa parte da humanidade para ser salva e outras não. Isso seria injustiça da parte de Deus. Deus deseja que todos sejam salvos. Porém a pessoa é livre para escolher.

O significado da Igreja
A palavra “Igreja” quer dizer “assembléia” “reunião” “congregação”. E o que é a igreja senão de pessoas que estão unidas com a finalidade de adorar ao Senhor? Isso mesmo! Não confunda o templo, ou seja, o prédio construído para as pessoas se abrigarem, com o significado que estamos aprendendo sobre a igreja. Quando a Bíblia fala de igreja, não quer se referir ao templo em si, à construção ou a qualquer coisa semelhante. A Igreja de Deus é constituída de homens e mulheres, meninos e meninas, moços e moças, novos e velhos, ricos e pobres, povos de diferentes raças e nações, todos os que creram em Jesus Cristo como Salvador de suas almas. A este conjunto de pessoas nós chamamos de Igreja de Deus.

O nome igreja também tem outros significados
Refere- se freqüentemente ao prédio onde os crentes se reúnem (por)
Exemplo: “Estamos indo á igreja”. Pode indicar a nossa comunhão local ou denominação.
A palavra é empregada freqüentemente com referencia a todos os crentes nascidos de novo, independente da nação. Mas seja como for, o significado bíblico de “Igreja” refere-se primariamente não ás instituições e culturas, mas sim ás pessoas reconciliadas com Deus.

A Igreja como corpo
A Igreja de Jesus é comparada a um corpo. Assim como no corpo humano cada membro exerce uma função especifica para o perfeito funcionamento do corpo. A igreja de Deus é um corpo, possuindo muitos membros, porém todos trabalhando em harmonia, sabendo que Cristo domina tudo, pois Ele é a cabeça da igreja (1 corintios 12.1).

A unidade dos membros
Como no nosso corpo um membro ajuda o outro, duas mãos trabalham juntas para levantar alguma coisa, para andar é preciso movimentar as duas pernas. Assim também devemos trabalhar em harmonia, nunca desprezando o outro membro se julgando melhor do que ele, ou invejar o outro membro se achando inferior a ele. Deus colocou cada membro no lugar certo, como Ele achou melhor. Cada um de nós é parte deste corpo e somos importantes independentemente de que parte somos. Todas as partes no nosso corpo são importantes. “Todos os membros trabalham “sentindo-se” importante na função que exerce, sem brigar” com os demais. “O Corpo deve estar unido num só propósito, fazer a vontade de Deus na terra”.

Atividade para a sala de aula
Forme grupos de quatro e permita que eles compartilhem entre si o que eles entenderam sobre a igreja de Cristo e se o que aprenderam é diferente do que pensavam antes (relembre os tópicos. Depois deixe que um representante de cada grupo compartilhe com a classe.

Compartilhando na célula
O que você tem feito para que outras pessoas participem da Igreja de Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário