sábado, 16 de outubro de 2010

Juvenis - Lição 1 - A vocação para anunciar Jesus

Texto bíblico: Isaias 6: 1-8

Alvo da lição: Estimular o juvenil a ser instrumento para a salvação, andando em santidade e responder com prontidão ao desafio de evangelização.

Quebra- gelo: Comece uma história que aconteceu com você quando criança. Passe a oportunidade para um juvenil continuar a história do ponto em que você parou. O próximo juvenil deverá continuar a mesma história do ponto em que o outro parou. Todos os juvenis deverão participar. No final conte a história da maneira que realmente aconteceu.

Moral: Quem conta um conto aumenta um ponto. A Bíblia diz que devemos ter o mesmo parecer em todas as coisas.

Palavra Radical (Líder leia o texto e explique com suas próprias palavras)
Pontos para serem comentados sobre o texto:

No ano em que morreu o rei Uzias.
Esse ano foi aproximadamente 740 anos antes de Cristo vir ao mundo. Isaias já profetizava antes, mas agora ele teve uma visão de Deus, foi purificado e recebeu uma chamada especifica de Deus para pregar a sua palavra a um povo cego, surdo e insensível.

Isaias vê ao Senhor.
Isaias por esta visão do Senhor teve uma compreensão correta acerca da sua mensagem e chamado com profeta. Deus revelou a ele através daquela visão Sua glória, majestade e Santidade. Deus requer que aqueles que a Ele servem, também sejam santos (separados das coisas do mundo).

de mim!
Isaias, ao contemplar a Santidade de Deus, imediatamente reconheceu suas próprias falhas e impureza. Pois em suas profecias ele dizia: “Ai do povo!” Quando ele viu a face de Deus reconheceu que era tão falho quanto ao povo. Deus então purificou os seus lábios e coração e o tornou apto a permanecer na sua presença como servo e profeta de Israel.

A quem enviarei?
Só depois de ser purificado é que Isaias foi designado profeta. Esse trecho nos faz lembrar que Jesus nos designou para irmos por todo o mundo e pregar o evangelho a toda criatura. Há milhares de pessoas que não conhecem Jesus nem o aceitaram como Salvador. Se essa ordem se apoderar de nosso coração, iremos responder da mesma maneira que Isaias: “Eis-me aqui, envia-me a mim”.

Conclusão: Da mesma maneira que Isaias após ter visto ao Senhor reconheceu as suas falhas e foi purificado, deixando de lado todo o pecado que o separava de Deus. E só assim percebeu que estava apto a ser enviado e aceitou a ordem de Deus respondendo com prontidão. Após termos um encontro com Deus, também devemos, reconhecer nossas falhas, andar em santidade e dizer a Ele: “Eis-me aqui, envia-me a mim”.

Atividade para a sala de aula
Separe a classe em quatro grupos os deixem compartilharem entre si sobre o que aprenderam sobre Isaias e os pontos que acharam mais forte na história. Depois os deixem compartilharem com a classe um grupo de cada vez.

Compartilhando na célula
Nos tempos do profeta Jonas única maneira para levar a Palavra de Deus era a voz, para isso o profeta deveria ir de cidade em cidade anunciando o arrependimento entre o povo. Hoje temos muitos recursos.
Qual a maneira que você usaria para anunciar a Palavra de Deus para as pessoas hoje?

Distribuindo as tarefas
Distribua as tarefas para os juvenis e anote os nomes no relatório

Nenhum comentário:

Postar um comentário