sábado, 16 de outubro de 2010

Juvenis- Lição 16- A BÊNÇÃO DOS BONS FILHOS (2ª Parte)

Texto bíblico: Dt 28:1-14 Alvo: Ensinar que existem muitas bênçãos para aqueles que obedecem os mandamentos de Deus.
Quebra-gelo:

Palavra Radical: Em Deuteronômio, encontramos uma lista das bênçãos que começam a aparecer quando obedecemos a Deus. E logo depois, vem uma lista das maldições decorrentes da desobediência. Primeiro, encontramos as bênçãos: “Se vocês obedecerem fielmente ao SENHOR, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o SENHOR, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. 2 Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem ao SENHOR, o seu Deus: 3 “Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no campo. 4 Os filhos do seu ventre serão abençoados, como também as colheitas da sua terra e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. 5 A sua cesta e a sua amassadeira serão abençoadas. 6 Vocês serão abençoados em tudo o que fizerem. 7 “O SENHOR concederá que sejam derrotados diante de vocês os inimigos que os atacarem. Virão a vocês por um caminho, e por sete fugirão. 8 “O SENHOR enviará bênçãos aos seus celeiros e a tudo o que as suas mãos fizerem. O SENHOR, o seu Deus, os abençoará na terra que lhes dá. 9 “O SENHOR fará de vocês o seu povo santo, conforme prometeu sob juramento, se obedecerem aos mandamentos do SENHOR, o seu Deus, e andarem nos caminhos dele. 10 Então todos os povos da terra verão que vocês pertencem ao SENHOR e terão medo de vocês. 11 O SENHOR lhes concederá grande prosperidade, no fruto do seu ventre, nas crias dos seus animais e nas colheitas da sua terra, nesta terra que ele jurou aos seus antepassados que daria a vocês. 12 “O SENHOR abrirá o céu, o depósito do seu tesouro, para enviar chuva à sua terra no devido tempo e para abençoar todo o trabalho das suas mãos. Vocês emprestarão a muitas nações, e de nenhuma tomarão emprestado. 13 O SENHOR fará de vocês a cabeça das nações, e não a cauda. Se obedecerem aos mandamentos do SENHOR, o seu Deus, que hoje lhes dou e os seguirem cuidadosamente, vocês estarão sempre por cima, nunca por baixo. 14 Não se desviem, nem para a direita nem para a esquerda, de qualquer dos mandamentos que hoje lhes dou, para seguir outros deuses e prestar-lhes culto”.

Depois as maldições Contudo, mais adiante (Dt 28.15-19, 38, 45), podemos ler as maldições: “Entretanto, se vocês não obedecerem ao SENHOR, o seu Deus, e não seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos e decretos que hoje lhes dou, todas estas maldições cairão sobre vocês e os atingirão: 16 “Vocês serão amaldiçoados na cidade e serão amaldiçoados no campo. 17 A sua cesta e a sua amassadeira serão amaldiçoadas. 18 Os filhos do seu ventre serão amaldiçoados, como também as colheitas da sua terra, e os bezerros e os cordeiros dos seus rebanhos. 19 Vocês serão amaldiçoados em tudo o que fizerem. (...) 38 Vocês semearão muito em sua terra, mas colherão bem pouco, porque gafanhotos devorarão quase tudo. (...) 45 Todas essas maldições cairão sobre vocês. Elas os perseguirão e os alcançarão até que sejam destruídos, porque não obedeceram ao SENHOR, o seu Deus, nem guardaram os mandamentos e decretos que ele lhes deu”.

O princípio da obediência
Deus requer de nós que sejamos filhos obedientes.Pratique o princípio da obediência – honrar os pais é um mandamento do Senhor.Se não cumprimos esse mandamento, estamos desobedecendo a Deus. E a desobediência nos afasta de Deus!Amados: a desobediência aos pais traz prejuízos, traz tristezas e até morte!Contudo, o mais grave de tudo é que a desobediência é pecado, porque é quebrar o mandamento de Deus.E quando desobedecemos a Deus, não há bênçãos; elas não vêm sobre nós – ao contrário, é a maldição que vem sobre nós.A Bíblia fala de bênçãos e fala de maldições... As bênçãos de Deus dependem da nossa obediência.Vou lhe contar uma história havia uma garotinha de 6 anos de idade. Ela não falava, não andava e tinha sérios problemas de saúde. Um pastor foi orar por ela, quando começou a oração, um espírito maligno falou através dos lábios daquela criança: “Eu estou aqui porque fui autorizado”. Nem os pais nem os avós da menina entenderam aquilo. Mas depois, a avó se lembrou do passado de sua filha, que era a mãe dessa garotinha de 6 anos. A avó contou: “Quando minha filha era jovem, ela me dava muitos problemas. Eu vivia angustiada por causa dela... ela chegava em casa de madrugada, namorava um rapaz, namorava outro... saltava a janela às escondidas... não me respeitava, me xingava, me respondia mal... E eu dizia a ela: Quando você tiver uma filha, ela vai te dar o dobro do trabalho que você está me dando”. A mãe falou isso para a filha dela. Aquela jovem mãe havia sido uma péssima filha – agora, estava se cumprindo na vida dela a maldição resultante da sua desobediência ao mandamento de Deus que diz: “honra teu pai e tua mãe”.

Deus quer bênção para você. O Senhor não quer que ninguém sofra... Deus não deseja que você tenha que tomar remédio para depressão... Deus não quer que seu dinheiro seja gasto só com médicos e remédios... Deus quer é a sua bênção!Mas muitos filhos desobedecem a Deus no que diz respeito ao mandamento de honrar os pais – e essa atitude traz para eles a maldição, traz para eles as conseqüências da desobediência. Quando desobedecemos a Deus, não há bênçãos; elas não vêm sobre nós – ao contrário, é a maldição que vem sobre nós. Porém, observe que o desejo de Deus é trazer bênção, porque a esse mandamento, Deus acrescentou duas promessas: “Honra teu pai e tua mãe, como te ordenou o SENHOR, o teu Deus, para que tenhas longa vida e tudo te vá bem na terra que o SENHOR, o teu Deus, te dá”.

Atividade para sala de aula: Complete o versículo- Escreva em pedaços de papéis partes dos versículos das bênçãos e as maldições de Dt. 28. Coloque-os dentro de uma caixinha, depois retire um a um. Eles deverão completar os versículos.
Ex.: Vocês serão abençoados na cidade e serão abençoados no... resposta: no campo

Compartilhando na célula: Você tem dificuldade para obedecer aos seus pais? Por quê?

Nenhum comentário:

Postar um comentário