sábado, 16 de outubro de 2010

Juvenis- Lição 14- A LIBERDADE QUE VOCÊ PRECISA

Texto bíblico: João 8:36 “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.

Quebra-gelo: O líder escolhe.

Introdução: Para começar a lição de hoje vamos responder uma pergunta: O que é independência? Segundo o dicionário, independência é ter autonomia, ou seja, ser independente é governar a si mesmo, criar suas próprias leis, andar segundo sua própria vontade. Na verdade todos nós queremos ser independentes, livres. Afinal, achamos que ser livre e independente é poder fazer tudo que queremos. É um grande erro pensar assim. Hoje, iremos aprender o que é ser livre.

Palavra Radical
João 8:36 “Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres”.

I. NÃO É FAZER TUDO O QUE DESEJA
Todos nós, quando pensamos em liberdade, desejamos ficar livres para fazer o que queremos. É brincar a vontade, não ir à escola, não tomar banho..., mas, também, viver de modo que ninguém nos incomode. Queremos mandar em tudo e em todos, mas não aceitamos que mandem na gente. Quantas vezes detestamos até a ordem de nossos pais? E queremos, ao menos naquele momento, ficar "livres" deles como se fossem nossos inimigos. Aliás, temos por mau hábito, achar que todos os que mandam em nós são nossos inimigos, apenas porque não nos deixam fazer tudo que queremos. Quando isso acontece pensamos: Quero crescer logo, ficar adulto, para fazer o que quiser. Grande erro! Ninguém faz tudo o que quer. Nós precisamos aprender que ser livre é fazer aquilo que precisa e deve ser feito. Ser livre é compartilhar, ceder, agir com sabedoria, com discernimento e, sobretudo, ser livre é ter em nós os frutos do Espírito (Gl 5:22-24 / Peça para algum juvenil ler). Em resumo, ser livre não é fazer o que desejamos, mas fazer a vontade de Deus Pai, que é a de entregarmos nossas vidas a seu filho amado Jesus Cristo.

II. ESTÁ EM JESUS CRISTO
Um fato é: todos nós precisamos ser livres. Ainda que você se julgue livre, se você não estiver em Cristo é escravo do pecado e da morte e, portanto, também do diabo. É desta liberdade que precisamos: sermos livres do pecado e da morte. Nós fomos feitos para dominar tudo o que é natural e não para sermos dominados por elas. Se você depende das coisas naturais para ser feliz, você não é livre. Deus deseja nos libertar para nos tornar pessoas felizes e cheias de paz. Para isso, o Senhor primeiramente nos dá a libertação. Depois, Ele opera para nos conceder a liberdade que o mundo não pode nos dá. Liberdade em Jesus é viver livre do pecado, sendo um verdadeiro cristão. Alguém que não tem a sua vida presa nas coisas erradas deste mundo. Isto é o verdadeiro sentido de liberdade.Muitos cristãos vivem vidas completamente arrasadas, pois ainda estão presas às coisas desta vida, não conseguiram ainda entender o verdadeiro significado da liberdade que Cristo dá. Uma liberdade que se enfatiza na alegria de se viver uma vida firme na palavra de Deus, tendo-a como regra de fé e pratica na vida. Saiba que Jesus Cristo morreu em nosso lugar, sofreu por nós, humilhou-se por nós, para que pudéssemos ser livres e ter a vida eterna ao lado de Deus Pai.

Atividade para a sala de aula
Com a ajuda dos juvenis monte um acróstico com a frase “Liberdade em Cristo”.
Exemplo:

L-ibertação
I-ncomparável
V-ida
R-estauração
E-sperança

Compartilhando na célula
Existe algo que te impede de viver a liberdade em Cristo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário