sábado, 16 de outubro de 2010

Juvenis- Lição 11- O COMEÇO DAS CÉLULAS

Texto- bíblico: (Atos 2:42-47)
Alvo: Ensinar que todos os que crêem são parte da família de Deus. Eles precisam saber que as células estão na Bíblia.

Quebra-gelo: Pegue duas massas de modelar de cores diferentes. Uma representa o pai e a outra a mãe. Misture as duas cores e mostre que isso significa o casamento.
Tire um pedacinho dessa massa misturada e diga-lhes que este pedacinho representa o filho deste casamento. Reparta alguns pedaços de massa e peça para fazerem bolinhas, que representam os filhos desse casamento.
Pergunte-lhes: O que os filhos têm em comum?
Moral: Têm a mesma cor, porque todos são irmãos e têm os mesmos pais. Assim também é com a família de Deus, somos parecidos, porque somos todos irmãos e filhos do mesmo Pai, que é Deus.

Palavra Radical (Leia o texto na Bíblia)
No livro de Atos está escrito como a igreja se reunia. As pessoas se reuniam no templo, onde adoravam a Deus, e também nas casas. Todos os que aceitavam Jesus como Salvador estavam juntos e tinham tudo em comum tornando-se uma grande família.
Hoje a maioria das igrejas se reúne no templo, mas poucas se reúnem nas casas. Deus deseja que seus filhos se relacionem com Ele e uns com os outros. Na célula temos a oportunidade de viver como uma grande família.
As células representam a maneira que Deus vai usar para levar você primeiro a se integrar como família de Deus.
A partir do momento em que você recebeu Jesus Cristo como Seu Salvador, você precisa crescer espiritualmente, ou seja, conhecer o que Deus quer mudar em sua vida, e ter intimidade com Ele. Também há um plano de Deus para a sua vida, um propósito que o Senhor traçou antes mesmo de você existir.
Quando entregamos nossa vida ao Senhor Jesus Cristo, passamos a fazer parte do “Corpo de Cristo”, sendo indispensável que integremos uma célula.

Você sabe o que é uma célula?
A célula é um grupo pequeno de pessoas que estão sempre juntas.
Um lugar em que o ambiente familiar pode ser praticado, onde você passa a viver como família de Deus, junto com seus novos irmãos de fé. Somos uma grande família! Através da célula começamos a ter vínculos com os nossos irmãos em Cristo Jesus.

Como será que eles faziam com tanta gente?
Eles se reuniam em muitas casas. Eram grupos pequenos, pois as casas eram pequenas e não cabia muita gente. A Bíblia diz: “... reuniam-se em grupos pequenos de casa em casa...” (Atos 2:46)

Será que havia crianças e juvenis nessas reuniões?
Claro que sim. As crianças e juvenis fazem parte da família. Quando as famílias se reuniam de casa em casa, eles também participavam juntamente com todos.

O que eles faziam?
Eles comiam juntos, oravam, louvavam a Deus.
“...participavam das suas refeições com grande alegria, louvando a Deus...”

A célula é uma família. Talvez você se pergunte: Por que a célula é uma família, se nós não somos parentes?
Ora, quem disse que não somos parentes?
Todos que receberam a Jesus no coração fazem parte da família de Deus. “Sois da família de Deus”, Efésios 2:19.
Portanto, somos todos irmãos! Nós também nos reunimos de casa em casa, como os crentes da época de Atos faziam. Esses grupos de pessoas que se reúnem nas casas chamam-se CÉLULAS.

Fale para os juvenis da importância de terem um compromisso de ir à reunião da célula. Os juvenis gostam de saber que pertencem a um grupo. Isso lhes dá uma sensação de importância, e eles de fato são. Eles precisam saber disso.

Atividade para a sala de aula
Entregar uma bexiga a cada adolescente e pedir pra que eles brinquem com as bolas, jogando um para o outro, sem deixar cair. O professor aos poucos tira um a um da brincadeira, Notar como aumenta a dificuldade dos últimos para deixar tantas bexigas no ar (mesmo as que caem no chão podem ser postas no jogo novamente).

Depois de terminada a dinâmica, incentivar o debate e explicar a importância de estarmos juntos na célula e na igreja.

Compartilhamento para célula
O que você acha de participar da célula?

Distribuindo as tarefas (Célula) Distribua as tarefas para a próxima célula entre os juvenis e anote os nomes no relatório.

Nenhum comentário:

Postar um comentário