domingo, 16 de janeiro de 2011

O Poder da Lingua


A terra, porém, estava sem forma e vazia; havia trevas sobre a face do abismo, e o Espírito de Deus pairava por sobre as águas.Disse Deus: Haja luz; e houve luz (Gn 1.2-3).
Quando nós olhamos para a palavra de Deus podemos perceber que todo o construir de Deus é pelo seu Espírito e pelo seu falar. Sempre que o Espírito de Deus está presente e o Seu falar está sendo liberado, o edificar da vida de Deus está acontecendo.
Podemos dizer que em grande medida, ou até mesmo em toda ela, a vida cristã é uma questão do Espírito pairar e Deus falar. Esse é o mover de Deus. Tudo começou pelo falar de Deus, e tudo começa em nossa vida em relação a Deus com o nosso falar ligado ao nosso coração. (Rm 10.8-10).
É na nossa boca, no nosso falar que encontramos a chave para entrarmos no reino de Deus, para sermos salvos, e depois veremos por toda a bíblia que pelo mesmo princípio do falar seguido de uma fé procedente do coração é que viveremos e reinaremos com Cristo. (Provérbios 18.21). O Senhor nos tem como noiva, e a sua visão a nosso respeito é um falar cheio de vida. (Ct 4.11).
Mas aqui chegamos então à grande questão, sempre haverá um mover das trevas paralelo ao mover de Deus. O mover de Deus é o homem falando palavras, fruto de um coração puro e cheio de fé, fundamentado nas promessas de Deus. O mover das trevas é o homem falando mentiras, tomado de inveja e sentimentos facciosos como filho do diabo. (Jo 8.43-47; Ap 16.13; 13.5-6).
O mover de Deus diz que Jesus é o caminho a verdade e a vida, o mover das trevas está estabelecido sobre satanás sendo o pai da mentira. Sempre que a mentira, a fofoca, os exageros, as palavras doublés estão em nosso boca, o reino das trevas está acontecendo através de nós e você está se tornando filho do diabo disse Jesus.
Mas quando você caminha na verdade, o reino de Deus está sendo estabelecido através da sua vida e você está sendo edificado como filho de Deus. Não é uma questão aqui irmãos de chamar a sua atenção para não mentir, fazer fofoca, murmurar ou coisas do tipo, é antes uma questão de revelação e decisão de não dar lugar ao diabo na sua vida e viver para edificar unicamente o reino de Deus. (Ef 4.25-27).
Uma das frases extremamente poderosas que Jesus disse é que satanás não tinha nada nele. Ele disse isso porque da sua boca nunca saiu mentira alguma. Sempre que mentimos o diabo alcança algo em nós, é o preguinho que o concedemos em nossa casa, certamente ele irá pendurar a sua carniça em algum momento. (Jo 14.30).
Satanás tem alcançado muitas coisas na vida de muitos irmãos porque você mesmo tem permitido, e a grande porta de entrada são seus lábios. Hoje somos chamados ao arrependimento e um novo posicionamento em relação ao nosso falar afim de que sejamos encontrado vencedores naquele dia. Vejamos porque precisamos lidar com a questão do nosso falar se queremos ser parte de um povo vencedor.
Tg 1.26 - Se alguém supõe ser religioso, deixando de refrear a língua, antes, enganando o próprio coração, a sua religião é vã.
Tg 3.1-18 - Meus irmãos, não vos torneis, muitos de vós, mestres, sabendo que havemos de receber maior juízo. Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça no falar, é perfeito varão, capaz de refrear também todo o corpo. Ora, se pomos freio na boca dos cavalos, para nos obedecerem, também lhes dirigimos o corpo inteiro...
1º - O vencedor é aquele que refreia a sua língua (Tg 1.26)
A bíblia diz que se ignorarmos a questão da língua enganamos o nosso próprio coração e a nossa vida cristã é uma farsa. A bíblia diz isso porque sabe que a língua tem o poder de tanto de construir como de destruir e que a sua fonte é o coração e não a podemos ignorar. (Pv 18.21; Lc 6.45; Mt 15.11; Mt 15.18). A chave do refrear a língua está em lidar com o coração, até porque veremos que a língua não pode ser contida, ela é apenas um canal que permite o fluir do que vem do coração.
2º - Lidar com a língua é lidar com o coração (Tg 3.8; Tg 3.14-16)
Se não lidarmos com o nosso falar jamais poderemos ser vencedores, pois o nosso cristianismo será uma farsa, como já dissemos. Vemos no entanto que a língua não pode ser domada, o que fazer então? Se queremos lidar com a língua precisamos lidar com o coração (Pv 4.23; 17.20).
3º - Lidar com a língua é uma questão de temor de Deus (Pv 8.13; Ec 5.2; Mt 12.34-37)
Se queremos lidar com a língua precisamos lidar com o coração, e o caminho para lidarmos com o coração é buscarmos o temor de Deus, pois todos nós compareceremos diante dele naquele dia para prestarmos contas das nossas palavras.
O temor do Senhor vem por estarmos diante dele e vermos sua glória trancados no nosso quarto. O que irmãos que tropeçam no seu falar são com certeza aqueles que não tem estado diante do Senhor e por isso não os tem visto e consequentemente falta lhes temor. Ninguém pode ver o Senhor e não temê-lo, ninguém pode ver o Senhor e não lidar com o seu falar. (Is 6.5; 6.7).
4º - Lidar com a língua é uma questão de não aborrecer ao Senhor e de não se tornar abominável aos seus olhos (Pv 6.16-19)
De seis coisas que o Senhor se aborrece, duas estão ligadas à língua e o que Ele abomina também. O grande problema da fofoca é que ela atrai a ira de Deus, pois destrói o corpo de Cristo e não pode ficar impune. (1 Co 3.17).
5º - Deveríamos lidar com o nosso falar, pois a maledicência separa os que são da parte do Senhor dos que não o são (Pv 16.30; 10.6; 10.11; 10.14; 10.31; 10.32; 11.9; Jr 9.3; 9.5; 9.8; 18.18; Rm 3.13)
Há uma diferença clara entre o justo e o ímpio, e tudo está ligado com o nosso falar. Benção e violência, vida e violência, conhecimento e ruína, sabedoria e perversidade, bem e mal, libertação e destruição.
6º - Se queremos participar de uma grande obra precisamos lidar com a nossa língua (Tg 3.3-5)
A língua se gaba de grandes coisas, pois com ela grandes obras podem ser edificadas, assim como a grandes ruínas. Hoje precisamos nos levantar com a atitude de escolhermos usar nossos lábios para o fluir do Espírito e da sua palavra como filhos de Deus, afim de participarmos da obra que o Senhor tem realizado em nosso meio e sermos encontrados fiéis. (Ef 4.29; Tg 3.10-12).
7º - Sejamos humildes ao lidarmos com a nossa língua e clamemos ao Senhor para nos dar um falar segundo a sua palavra (Sl 141.3; 39.1; 120.2; Ap 1.16)
Da boca do Senhor sai uma espada afiada de dois gumes, uma espada que salva e que edifica, que instrui e que julga. Que ao olharem para nós os homens possam ver tal espada que, saindo da nossa boca possa penetrar ate o ponto de dividir juntas e medulas, alma do espírito e discernir os propósitos do coração dos homens.
Que nossos lábios sejam para o glorificar de nosso Pai, e que naquele dia, quando formos julgados pelo nosso falar, possa o Senhor achar em nossos lábios motivo de nos coroar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário