domingo, 16 de janeiro de 2011

Radicalidade


Com o passar dos anos tenho descoberto que não tem como ter sucesso na vida cristã sem radicalidade. Não estou falando de extremismo tolo, religioso. Estou falando de ser inteiro para com Deus e a sua obra.
Para Deus não existe meio termo: ou somos frios ou somos quentes. A etimologia da palavra medíocre é “uma pessoa que tem como alvo subir a montanha toda e pára no meio,sem descer nem acabar de subir. Quantos saíram da igreja porque perderam a radicalidade, a paixão pelo Senhor?
Existem radicalidades que não podemos perder ao longo dos anos: LIDERANÇA, PAIXÃO, SANTIDADE e CONSAGRAÇÃO.

JESUS O GRANDE EXEMPLO DE RADICALIDADE

Primeiro Jesus deixa tudo por causa do reino ao ponto de dar sua própria vida em nosso favor. Se você quer ser um radical no reino de Deus, você tem que dar sua vida. Veja o ensinamento de Jesus em Lucas 14.25-27, 33:

Aborrecer familiares – haverá momentos que nossos entes queridos serão aborrecidos por causa do reino;
Aborrecer a si mesmo;
Renunciar tudo que tem.

Todos esses três aspectos acima mostram que pra sermos vencedores temos que ser radicais. Jesus deixou ensinamentos duros de aceitar, mas que mostram a seriedade da obra de Deus.

A PROPOSTA DE SATANÁS

No Antigo Testamento temos a ilustração de uma verdade espiritual que conhecemos hoje. Existia o povo de Israel, que estava no Egito, governado por Faraó. Moisés veio para libertar o povo de Israel e levá-lo à terra prometida. O povo de Israel são os crentes que se converteram, o Egito simboliza o mundo e Faraó o diabo. Moisés aponta para Cristo que veio libertar seu povo da escravidão do diabo e do mundo.

No livro de Êxodo vemos algumas PROPOSTAS que o diabo faz ao povo de Israel:

Êx. 8.25 – Fiquem nessa terra – permaneça vivendo uma vida mundana.

Êx. 8.28 – Não vá muito longe. Em outras palavras não seja tão radical assim. Pra quê tanto jejum, ou tanta reunião, ou tanta oração?

O diabo sempre vai tentar tirar a nossa radicalidade e nos fazer retroceder naquilo que Deus tem pra nós.

HOMENS RADICAIS NA BÍBLIA

1. Davi (1 Sm 17.26)

Ele não temeu enfrentar os desafios que apareceram no seu caminho. Não retrocedeu diante das lutas e dos Gigantes que vieram. Quantos de nós passamos por lutas e desistimos de lutar, Abandonamos nossa RADICALIDADE?
Hb 10:35-39: “Não abandoneis, portanto, a vossa confiança; ela tem grande galardão. Com efeito, tendes necessidade de perseverança, para que, havendo feito a vontade de Deus, alcanceis a promessa. Porque, ainda dentro de pouco tempo, aquele que vem virá e não tardará; todavia, o meu justo viverá pela fé; e: Se retroceder, nele não se compraz a minha alma. Nós, porém, não somos dos que retrocedem para a perdição; somos, entretanto, da fé, para a conservação da alma.”

Onde estão aqueles que irão para guerra e não voltarão antes de trazer a cabeça do gigante como o sinal da vitória?

2. Moisés (Êx. 33.7-11, 15)

Era um homem que amava a presença de Deus. Era um homem apaixonado pela glória de Deus. Como está sua paixão por Deus, pela presença de Deus? Muitos saem da igreja ou mesmo se esfriam quando deixam a paixão por Deus se perder ao longo da vida cristã.

Quando paramos de contemplar o Senhor começamos a olhar os defeitos dos homens. Onde estão aqueles que são apaixonados e desesperados pela glória de Deus?

3. Daniel (Dn 1.8)


O coração de Daniel não se contaminou com as comidas do mundo. Muitos param de se alimentar do Senhor e passam a comer das comidas que o mundo oferece. Comida nos fala de prazer e satisfação. Qual tem sido o seu alimento nesses dias? Como está a sua consagração?

4. José (Gn 39.7-12)

Não deixou o pecado entrar na sua vida, antes fugiu dele. Onde estão aqueles que são RADICAIS contra o pecado?

O RESULTADO DESSES HOMENS

Davi se tornou grande guerreiro e um homem segundo o coração de Deus.

Moisés foi um dos maiores homens na Bíblia, conduzindo uma multidão à terra prometida.

Daniel foi colocado entre os príncipes para governar.

José reinou e por causa dele hoje existe a nação de Israel.

ONDE ESTÃO AQUELES QUE SERÃO RADICAIS NESSA GERAÇÃO? NÃO DEIXE QUE O TEMPO TIRE A SUA RADICALIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário